Economia de 42% em combustível com Frota Mobile e Frota Web

Seis meses após a implantação do Frota Mobile, Baruel Van registra economia de 6%
7 de março de 2018
Sistema de Gerenciamento de Frota gera redução de custo para Unilink
16 de novembro de 2016

Economia de 42% em combustível com Frota Mobile e Frota Web

Com uma frota de mais de 500 veículos, o Grupo Claudino, considerado um dos maiores do Nordeste, implantou os sistemas FrotaWeb e Frota Mobile há quase dois anos para controle de pneus e abastecimento e já vê uma grande diferença no gerenciamento da frota.

“Antes da implantação, tínhamos 38 unidades e cerca de 250 veículos sem nenhum controle. Hoje conseguimos colocar em cada uma delas um celular e uma pessoa responsável por fazer a atualização dos módulos. Com isso, caminhões leves que antes faziam 3,7 km/l agora chegam a rodar 5,15 km/l. Isso gerou uma economia de R$ 96 mil por mês. Em um ano, a redução de gastos chega a 42%”, ressalta Evaldo de Sousa, chefe do setor de veículos do Grupo Claudino.

Outra facilidade que o FrotaWeb e o Frota Mobile proporcionaram ao Grupo Claudino foi a manutenção preventiva dos pneus – que podem ser substituídos antes que cheguem ao limite da borracha e, assim, evitar acidentes – e o controle de eventuais multas que os caminhões recebiam. “Os caminhões pesados da nossa frota, que antes faziam 80 mil quilômetros com um conjunto de pneus, hoje chegam a rodar 219 mil quilômetros com o mesmo conjunto”, explicou Sousa.

Todos os detalhes da frota do grupo estão sendo administrados com mais facilidade após a aquisição das ferramentas. Sousa destaca o controle em tempo real e o abandono do papel, além da correção de pequenos erros. “Foram blocos e mais blocos de papel eliminados na empresa. Agora resolvemos tudo pelo computador ou celular”, observa Sousa, que acrescenta a importância do trabalho em equipe para o sucesso da implantação.

Perfil

O Grupo Claudino é um conglomerado que envolve várias empresas, de diversos segmentos. Conhecida como uma das maiores do Nordeste, a companhia conta com mais de 500 veículos em sua frota e está em operação desde 1958. Entre as empresas do grupo, está o Armazém Paraíba, uma das maiores redes de varejo do Brasil, com 48 lojas em estados como Paraíba, Ceará, Pernambuco e Bahia. 

“O maior custo de uma empresa que trabalha com frotas é o combustível. Após implantarmos o FrotaWeb e o Frota Mobile no Grupo Claudino, conseguimos que alguns caminhões leves que faziam 3,7 km/l passassem a rodar 5,15 km/l. Isso gerou uma economia de R$ 96 mil por mês na empresa, uma redução de 42% ao ano”.

Evaldo de Sousa, chefe do setor de veículos