Com Frota SaaS, Metalosa reduz em 20% despesas de manutenção

Frota SaaS consolida nova rotina de gestão de frotas na Politintas
16 de novembro de 2016
FrotaWEB diminui de imediato número de ocorrências da Granja Regina
11 de novembro de 2016

Com Frota SaaS, Metalosa reduz em 20% despesas de manutenção

A necessidade de ter um controle rigoroso da frota foi o principal motivo que levou a Metalosa, fabricante de produtos acabados em aço, a adotar o Frota SaaS, sistema de gerenciamento desenvolvido pela Guberman que proporciona um controle mais preciso de transportes leves e pesados.

O software foi implantado há um ano, mas em pouco tempo se mostrou eficiente, alterando os custos da empresa, sobretudo no que diz respeito à manutenção da frota. Quem garante é o gerente de Logística da Metalosa, Fabricio Tosta.

img_metalosa“Já no segundo mês, começamos um trabalho de diminuição das despesas. A maior redução foi com manutenção, em torno de 20%”, afirma.

A frota da Metalosa é composta de caminhões Truck e veículos de pequeno porte, responsáveis por atender todos os estados brasileiros. Tosta lembra que, antes de utilizar o Frota SaaS, a empresa acreditava que os gastos com manutenção corretiva eram um procedimento normal.

“A partir da utilização do sistema, aprendemos que as manutenções preventivas evitam e diminuem as corretivas, que são geralmente mais dispendiosas”, observa o gerente.

O diretor comercial da Guberman, Sergio Guberman, explica que, como o Frota SaaS é baseado na computação de nuvem (cloud computing), é possível eliminar também outros custos referentes a licenças de uso, hardwares, servidores, backups e outras ferramentas inerentes aos modelos tradicionais. Além disso, ele destaca que o cliente paga pelo que usa, ou seja, por veículo cadastrado.

Mas os benefícios não param por aí. O gerente da Metalosa ressalta que criou uma premiação para o motorista que apresenta o melhor resultado no mês. “A partir dos dados fornecidos pelo sistema, conseguimos identificar o consumo de combustível, gastos com manutenção e outros aspectos que apontam o melhor desempenho”, diz.

Com todos esses diferenciais, a gestão da frota da Metalosa foi otimizada. “O gerenciamento melhorou em função da precisão dos dados e, principalmente, da transparência perante toda a equipe, que começou a acompanhar junto os números. A partir daí, todos se empenharam para diminuir as despesas”, comemora Fabricio Tosta.

Perfil

Fundada em 1959, a Metalosa iniciou suas atividades produzindo utensílios para transporte e armazenagem de leite. Em 1977, identificou um nicho de mercado e passou a fabricar carrinhos de mão, tornando-se referência no mercado nacional. Com sede no município de Colatina, no Norte do Espírito Santo, a empresa possui um parque industrial responsável pela fabricação de produtos acabados feitos de aço e emprega mais de 290 funcionários.

“Já no segundo mês, começamos um trabalho de redução das despesas”.

Fabrício Tosta